top 100 | Os filmes da minha vida (12)
Neste episódio natalino, o ranking dos 100 filmes que iluminaram minha vidinha apresenta dois longas-metragens apetitosos, para nutrir a sua ceia.
Feliz Natal e até logo mais.
078 | Fargo | Joel e Ethan Coen | 1996
Vi este Coen no cinema, numa época em que eu queria escrever como Rubem Fonseca e dirigir filmes tão geniais quanto Pulp Fiction. Desde então, mudei muito (não sei se pra melhor), mas o desfecho de Fargo ainda segue em alta no meu ranking secreto das cenas mais bonitas do mundo. Eu teria que revê-lo para saber se ainda se sustenta como o meu favorito entre os filmes dos cineastas, mas isso é desimportante: hoje, lembro muito dos personagens e pouco das reviravoltas da trama (o que talvez explique sobre a força do filme).
077 | Feitiço do Tempo | Groundhog Day | Harold Ramis | 1993
Revi esta comédia tantas vezes que, ironicamente, às vezes a impressão era de que eu estava preso num Dia da Marmota cinematográfico (“vivi” o filme repetidamente, ainda que, a cada revisão, sempre descobrindo alguma novidade nele). Por um longo período da minha vida, a identificação com o herói de Bill Murray era total: eu me sentia um sujeito incapaz de crescer e aprender, mesmo quando cometia os mesmos erros duas, três, cinco vezes. Depois, quando parei de me incomodar com esse espelho, consegui notar o que existe de engenhoso no filme – não o truque de roteiro, mas a transformação sutil de um personagem.
dezembro 24, 2011 às 1:21 pm
Tiago, lembro-me de que no título nacional de Fargo, eles acrescentaram um subtítulo ridículo “Uma Comédia de Erros”, lembra?kkkkkk…
Mas, apesar de eu não considerar que o filme seja uma comédia, há cenas bem engraçadas.
Eu acho que é um dos melhores filmes dos diretores sim, junto com “O Grande Lebowski ” e “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”.
Link para o filme (dublado):
http://www.megaupload.com/?d=8D2YGJHF
dezembro 24, 2011 às 1:30 pm
“Feitiço do Tempo” é a cara dessa época do ano…
Link, também (dublado ):
http://www.megaupload.com/?d=OO9G33UM
dezembro 24, 2011 às 2:20 pm
Valeu pelos links, Adalberto. Feliz Natal!
dezembro 24, 2011 às 4:36 pm
Me expressei mal, Tiago (como sempre…).
Fargo, não tem cenas engraçadas, mas sim, situações engraçadas.
FELIZ NATAL!
dezembro 25, 2011 às 11:21 pm
Pô, Tiago, conheci seu blog hoje e passei o dia lendo. Muito legal! Eu não tinha conhecimento de nenhum blog dessa forma, que discute e critica com argumentos a arte do nosso tempo. Fiquei com a dúvida se existe mais blogs de qualidade do mesmo estilo que o seu. Caso tenha, vc me indicaria alguns ?
Parabéns pelo blog!
Abc!
dezembro 26, 2011 às 12:27 pm
Sebastian, conheço alguns blogs com esse perfil sim (a maioria, melhor que este meu). Um de música que é bacana é o lofidream.com. De cinema, anotacoescinefilo.com.
Abraço!
dezembro 28, 2011 às 5:01 pm
Além disso, o Fargo é um filme visualmente muito gostoso de se ver. Meu preferido dos irmãos também.
Lembro de uma vez que emprestei o dvd deste para um amigo. Fiz diversos elogios ao filme. Quando ele foi devovler o disco, falou : gostei mais ou menos”. Passei a não saber se não entendo o porquê dele não ter gostado ou de eu gostar tanto. Vai saber.
dezembro 29, 2011 às 12:51 pm
Tenho que rever esse filme, DH. Vou baixar os arquivos do Adalberto, haha.