cine | Attack the block

Postado em

Um assessor de marketing esperto venderia essa sci-fi britânica como a fita de aventura spielberguiana que Spike Lee dirigiria. O filme tem um plano curioso: encenar uma trama bem tipica sobre invasão alienígena na mais mundana das locações (um bloco de apartamentos de classe média baixa, no sul de Londres). A garotada do gueto conversa muito sobre cultura pop, fuma maconha, rouba moças indefesas e enfrenta monstros peludos com dentições em azul fluorescente. Neat.

Mais importante: os personagens habitam uma espécie de mundo paralelo, à margem da Inglaterra “oficial”. Daí que essa batalha entre humanos e aliens não será televisionada, não terá relevância no contexto geral do país, e fará heróis de alcance apenas local. O filme dá aos bairros pobres o direito de criar toda uma mitologia que será ignorada pelas classes média/alta. Não deixa de ser um filmezinho político (ainda que todo esse comentário social apareça num tom didático, como se o espectador não tivesse como chegar a todas essas conclusões sozinho).

Mas vamos esquecer de Spike Lee, por um momento: Attack the Block também quer ser uma fita de gênero eficiente, em movimento nonstop (a ação transcorre numa madrugada), e nesse aspecto não acredito que seja muito bem sucedida. As cenas de ação são pouco imaginativas (à exceção do clímax, uma espécie de videoclipe reluzente de hip-hop), e todas as referências a longas parecidos (como Extermínio 2) me deixaram com saudade daqueles outros filmes.

O desfecho é bonito (beleza spielberguiana, aliás), mas esses personagens – e esse mundo paralelo, bem observado – mereciam um filme melhorzinho.

(UK/França, 2011) De Joe Cornish. Com John Boyega, Jodie Whittaker e Alex Esmail. 88min. C+

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s