cine | Terraferma

Postado em

O italiano Emanuele Crialese me surpreendeu com Respiro — que é uma masterclass sobre filmar com leveza —, mas foi descendo a montanha com filmes maiores, mais “importantes”, mas que se curvam aos pés dos Grandes Temas. Nos dois casos, a pauta é o drama da migração na Europa.

O anterior, Novo mundo, nos distraía com firulas fellinianas — quando penso nele, tudo o que lembro é de legumes gigantes e de gente boiando numa enorme piscina de leite. Em Terraferma, que competiu em Veneza, nem isso: o que resta é um cineasta bem intencionado, “engajado”, que apela a um sentimentalismo grosseiro para mostrar o sofrimento de africanos que chegam de barco a uma ilha turística perto da Sicília.

Há cenas de beleza gritante, BONITAS (tudo em maiúsculas), com água e barcos. E há sequências que forçam a barra para nos comover. Numa delas, um homem louro enxota com um remo os negros que tentam se salvar de um afogamento. Imagino os produtores do filme usando essas imagens para convencer a Academia de Hollywood a selecionar o longa, que representa a Itália na disputa do Oscar.

Crialese adota o ponto de vista de um rapaz inocente (talvez ingênuo demais), que vive na região e talvez não tenha ainda refletido sobre a truculência como os imigrantes são tratados ali. No filme, africanos são mostrados por um filtro exótico, quando não simplesmente pueril (são anjos caídos numa terra cruel). Talvez o personagem os veja assim. Ou talvez o filme seja tão infantil quanto esse herói.

Eu queria acreditar que o garoto não é apenas um veículo para os comentários sociais (óbvios, óbvios) do diretor. Será que não? Aos 20 minutos de projeção, minha vontade era de mandar um SMS para o Crialese com o seguinte texto: “sim, eu conheço o problema e sim, concordo que a situação não é fácil; você tem o direito, portanto, a não ser assim tão didático na próxima vez.”

(Itália/França, 2011). De Emanuele Crialese. Com Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro e Beppe Fiorello. 88min. C

2 comentários em “cine | Terraferma

    Michel Simões disse:
    dezembro 1, 2011 às 10:23 am

    Eu Avisei!! hahahaha Mas esse tinha que ver mesmo!

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 1, 2011 às 4:24 pm

    Pois é, você bem avisou….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s