[steve toltz]

Postado em

Enquanto Terry foi brincar com os demais na piscina, eu me sujeitei a uma coisa terrível chamada dança das cadeiras, outro jogo cruel. Há uma cadeira a menos, e quando a música para, você tem de correr para conseguir um lugar. Festas infantis são riquíssimas em matéria de lições de vida. A música toca no último volume. Nunca se sabe quando vai parar. Você fica aflito durante toda a brincadeira; a tensão é insuportável. As crianças dançam em círculo ao redor das cadeiras, mas não é uma dança feliz. Todas têm os olhos grudados na mãe que comanda o rádio, a mão a postos no controle do volume. De tempos em tempos, uma criança se antecipa e se atira em uma cadeira. As outras gritam. Ela se levanta da cadeira outra vez. Está uma pilha de nervos. A música continua. Os rostos das crianças estão contorcidos de terror. Ninguém quer ser excluído. A mãe troça delas fingindo que vai mexer no volume. As crianças desejam que ela morra. O jogo é uma analogia da vida: não há cadeiras bastantes ou bons momentos o suficiente, não há comida suficiente, nem alegria, nem camas, nem empregos, nem risadas, nem amigos, nem sorrisos, nem dinheiro, nem ar puro para respirar… mas a música continua.

Trecho de Uma fração do todo, de Steve Toltz

6 comentários em “[steve toltz]

    Adalberto disse:
    outubro 28, 2011 às 1:18 pm

    E nois continuamos a dançar “ao redor das cadeiras”…
    Tiago, esta é uma das mais perfeitas analogias sobre nossas vidas que eu já li.

    Gabriel Augusto disse:
    outubro 28, 2011 às 9:41 pm

    Acho que eu já sei o que mostrar pra minha mãe na próxima festa de aniversário do meu irmão mais novo.

    André disse:
    outubro 29, 2011 às 11:17 am

    Ri tanto lendo esse livro, no original brilha ainda mais.

    Thaís disse:
    janeiro 5, 2012 às 1:44 am

    Adoro os trechos de livros que você posta. Sempre aguçam minha vontade para ler o que vem antes e depois. Esse vai pra lista (que não para de crescer!). :)

      Tiago Superoito respondido:
      janeiro 5, 2012 às 10:42 am

      Vou continuar postando os trechinhos, então :)

        Thaís disse:
        janeiro 6, 2012 às 1:53 am

        Eu agradeço! :D

Deixe uma resposta

