James Blake | James Blake
Quando o avião desceu no aeroporto de Brasília, domingo à noite, ainda não chovia. Mas lembro do céu avermelhado — aquele vermelho escuro, sangrento, vazando entre as nuvens, prestes a desmoronar num aguaceiro. Desde que moro na cidade (e cheguei há quase 20 anos), é uma imagem que me deixa agoniado. Por aqui temos céu em exagero — quando ele se enfeza, não há como ignorá-lo.
Mas o curioso é que, apesar da fúria climática, eu estava tranquilo. Nada me assustava naquele momento. Mais estranho que isso: nada, nem a vermelhidão do céu, despertava um átomo sequer da minha atenção. Eu flutuava anestesiado no setor de desembarque. No espelho do banheiro, tudo o que consegui notar foi um menino com um sorriso impossível de ser desfeito, perplexo diante de um aquário gigante. O que acontecia?
Algumas horas antes, quando anunciaram que o aeroporto de São Paulo seria fechado por conta do mau tempo (e as pessoas pareciam preocupadas com as pancadas medonhas de chuva), eu me senti aliviado por ficar mais algum tempo naquela enorme sala de espera, aquele purgatório refrigerado, eu e dezenas de desconhecidos. Não tenho certeza, mas devo ter pedido um suco de laranja.
Eu estava desligado da cidade, do mundo, um pouco desligado da vida. Uma sensação de torpor que, para mim, não é tão comum. Só que não era uma sensação ruim. Naquele fim de semana, algo novo começara. Havia um terreno a ser habitado — e ele se abria diante dos meus olhos. Fui procurar meus fones de ouvido e liguei, não por acaso, no disco do James Blake.
É um álbum que me acompanha desde o fim de dezembro, e que, aposto, vai me seguir durante o ano. Uma espécie de vulto, de nuvem vermelha. Que pode soar ameaçador, mas acho que vai me fazer bem.
Quando escrevi sobre Kaputt, do Destroyer, percebi no disco algo sobre as tentativas que às vezes fazemos para recriar a vida, alterar um destino que nos parece cômodo. A transformação da banda de Dan Bejar se comunicava diretamente com o meu desejo de abandonar para sempre algumas experiências recentes, desastrosas: o fim de um longo namoro e a dificuldade de aceitar um cotidiano que me parecia vazio, incompleto.
O disco do James Blake ressoa de uma forma parecida, ainda que mais profunda. É um álbum com lacunas que ainda não foram preenchidas. De certa forma, soa como um esboço de canções em branco e preto à espera de um retoque, de uma aquarela. “Está germinando”, diz Blake.
E é assim que, nessas canções desencarnadas, eu me enxergo.
Haverá muitos textos sobre este disco, comparações rasteiras serão feitas (Antony and the Johnsons, Thom Yorke), prevejo um bombardeio de hype e bajulação (em 2010, os Eps do britânico entraram no alto de melhores do ano da Pitchfork). Mas espero que não subestimem o que há de singular na arte de Blake: a forma como as canções se desnudam até soar quase como sussurros, monólogos secretos. Elas abrem espaços silenciosos onde nós, os ouvintes, podemos criar as imagens que bem entendemos. Em resumo: podemos colorir essas músicas e, assim, torná-las um pouco nossas.
Blake comenta em entrevistas que o disco de estreia do The XX foi uma grande inspiração. Há semelhanças. São dois álbuns que depuram as canções até um formato muito econômico, quase frágil. Negam os efeitos mais artificiais e as firulas de estúdio para valorizar a força dramática da hesitação, das cenas em que nada parece acontecer.
A diferença é que não consigo notar no disco de Blake as referências oitentistas do The XX: o compositor cria uma conexão estreita entre a soul music dos anos 1970 e o dubstep (e toda a eletrônica mais minimalista, daí a semelhança com o projeto solo de Yorke) dos anos 2000. Blake é um soulman escrevendo a trilha para as madrugadas de 2011.
Como acontece com o début do The XX, ele soa especialmente forte quando cruzamos as ruas largas de Brasília. Talvez por ser uma cidade que ainda não está pronta, que não nos mostra a cada minuto o quanto estamos sozinhos sob um céu onipresente. Blake mal faz desconfia, mas escreveu um disco bem brasiliense, que será compreendido integralmente por quem dirige no Eixão às duas da manhã numa noite chuvosa. Concreto e silêncio.
No meu caso, ele representa um pouco mais do que isso. As canções de Blake até me confortam, já que me sugerem a possibilidade de um recomeço. É assim que interpreto o disco: uma estreia que me emociona por soar verdadeiramente como uma estreia. Blake começa de um arcabouço vazio e vai erguendo lentamente, cuidadosamente, os tijolos de cada faixa. O prédio parece alto, mas o disco termina antes do segundo andar.
Os versos são curtos, confessionais, e se repetem num loop hipnótico. “Tudo o que sei é que estou caindo, caindo, caindo”, ele diz, em The Wilhelm scream, “Meu irmão e minha irmã não falam comigo, mas eu não os culpo”, entrega, em I never learnt to share. Até a adaptação de Limit to your love, de Feist, soa particular: “Há um limite para o seu amor, como um mapa sem oceanos”. Enquanto Blake se expõe — tão franco quanto um Jeff Buckley —, as melodias vão formando estruturas quebradiças de eletrônica e blues. É um disco de inverno, quase sempre melancólico, suicida. Mas tudo sob controle: uma encenação muito bem arquitetada.
Em apenas 38 minutos de duração, Blake isola o conceito do disco num recipiente fechado, quase que em vácuo. A concisão pode provocar algum incômodo (será criticado por soar monótono, anotem aí), mas, numa época em que os grandes discos tentam soar gigantescos, esta parece uma ousadia muito bem-vinda.
Depois de chegar em Brasília, na madrugada de domingo, ouvi ainda mais uma vez. Meus fones tremendo, volume máximo, as nuvens desabando lá fora. Numa época recente, ele despertaria em mim os sentimentos mais chuvosos. Neste incrível início de 2011, que me transformou repentinamente num homem otimista e feliz (uma criança pequena num playground), soa como algo totalmente diferente: um primeiro disco para o resto da minha vida.
Primeiro disco de James Blake. 11 faixas, com produção de James Blake. Lançamento Atlas/A&M. 8.5/10
janeiro 14, 2011 às 5:09 pm
mais uma do cara que tem o melhor texto da internet (não canso de dizer), mas um disco p/ baixar!
janeiro 14, 2011 às 5:12 pm
valeu, michel! baixe sim, é um disco estranho mas viciante.
janeiro 14, 2011 às 5:35 pm
Não sabia que o álbum já estava “disponível”. Quero muito ouvir isto. Os EPs são óptimos. Ah, e bonito texto, como sempre.
janeiro 14, 2011 às 5:38 pm
Obrigado, João. Os EPs são mto bons.
janeiro 14, 2011 às 6:27 pm
Não desgrudo também. Essa sensação de particularidade sempre me aproxima desse tipo de disco e desse aqui não dá pra escapar. E “I Never Learnt to Share” é uma das grandes do ano.
janeiro 14, 2011 às 7:00 pm
Mais um disco para ouvirmos juntos, para o resto de nossas vidas.
janeiro 14, 2011 às 7:03 pm
Uma das coisas que mais gosto no seu blog é o quanto você vive a música e acaba ajudando aqueles, assim como eu, que não entendem a importância dos sons. Lindo texto. Feliz 2011! ;)
janeiro 14, 2011 às 7:09 pm
Isso, Alê, vamos fazer a listinha. :)
Pedro, as primeiras três músicas do disco são geniais. E com o tempo a gente vai percebendo que as últimas também são incríveis.
Brigadão, Lau, feliz 2011 pra você também! E eu não vivo sem música, pra mim ela tá em todo lugar.
janeiro 15, 2011 às 2:36 am
Desculpa acabar com o clima, mas achei um porre e medíocre. E acho que muitos artistas tão amargurados quanto fizeram álbuns francos e minimalistas melhores (e não acho a comparação com Antony and the Johnsons rasteira – os dois se aproximam nas vozes e no “quê” de soul que os discos deles têm, mas acho Antony bem mais talentoso e maduro)
E ele usa autotune. Não dá.
janeiro 15, 2011 às 11:58 am
Polêmica!
James Blake é a Joanna Newsom de 2011. Uns vão achar o máximo, outros vão achar um porre. Inevitável. :)
Sem querer forçar a controvérsia, eu acho este disco melhor do que todos os que o Antony gravou. E gosto muito do ‘I am a bird now’.
janeiro 15, 2011 às 3:10 pm
Pô, o Kanye West fez o que quis com o autotune e ninguém (dessa vez) reclamou. É questão de saber usar. Mas já vi muita gente achando um porre também.
janeiro 15, 2011 às 3:20 pm
Joanna Newson é bem melhor
janeiro 15, 2011 às 4:22 pm
Bem lembrado, Pedro: Runaway tá cheia de autotune e é uma das melhores de 2010.
Se proibissem harpa e autotune na música pop, não teríamos Joanna Newsom nem James Blake. Acho que é por aí. :)
E ainda acho que o Blake tá mais pra Bon Iver do que pra Antony.
janeiro 18, 2011 às 12:44 am
O Kanye West é praticamente padrinho do autotune. Em rap não fica tão ridículo quanto nessas canções cheias de lamento do Blake.
janeiro 18, 2011 às 5:41 pm
Poxa, Tiago, que texto lindo. Ainda não consegui sair da atmosfera desse disco, achei que tinha sido só eu, mas pelo visto você também se identificou com ele.
janeiro 18, 2011 às 6:15 pm
Diego, foi mal, mas acho que você vai acabar pagando a língua, viu… Mas ok, cada um na sua.
Valeu, Taís. Eu também tive muita dificuldade pra me desprender da atmosfera do disco e só depois de algum tempo consegui ouvir outras coisas.
fevereiro 21, 2011 às 7:48 pm
Texto incrível, como sempre. Mas, cara, onde conseguiu baixar o CD do James Blake? Eu não encontro de jeito nenhum…
março 8, 2011 às 4:36 am
Finalmente ouvi o disco.
“…estranho mas viciante” sim. Um estranhamento que atrai (pelo menos me atraiu). Um som que impregna os sentidos.
Estou curtindo bastante!
Quanto ao seu texto, ótimo, como sempre. (Sou fã!)
(Ainda espero ler um livro de sua autoria.)