Mixtape! | O melhor de dezembro

Postado em

A mixtape de dezembro não é a mais coesa. Não é a mais tocante. Não é aquela que você vai levar para uma ilha deserta. Não é aquela que vai te levar ao espaço sideral. Não soa como um álbum (com todas as faixas amarradinhas umas nas outras). Mas tem um conceito muito forte e absolutamente original, que é: don’t worry, be happy.

Tá, é mentira.

Ou quase mentira. Meia verdade. Vocês sabem! Não consigo ficar contente 24 horas por dia! Não sou assim. Sou um sujeito mais blue do que o céu de Brasília em dia claro de verão, daí que este disquinho vai se tornando nublado até encerrar com uma canção que provavelmente vai fazer você chorar. Acontece.

A boa nova (e o que diferencia esta seleção daquela que você ouviu em novembro) é que toda a primeira metade da mixtape é bem risonha, quase abobalhada, com musiquinhas que me fazem sorrir. A abertura, com o Fujiya e Miyagi, é um achado. O Twin Shadow fala de um fantasminha que o persegue, mas é uma faixa pra dançar até o chão.

E tem até Kings of Leon. E aí vocês me perguntarão: mas Tiago, por que incluir uma música de uma banda de que você nem gosta? E eu explico de antemão: é que a faixa, além de simpática, resume todo o espírito da mixtape, que começa muito urbana e termina pra lá da roça (prestem atenção à letra da música, sobre um sujeito que quer levar uma mina de New York para o Tennessee). Mas tudo bem se você decidir deletá-la e seguir em frente.

Então sim, é a mixtape mais pop do ano. Muito agradável de ouvir. Muito oferecida. Muito dada. Você vai gravar e levar para curtir as férias sob o sol escaldante. E depois, em meados de janeiro, vai me agradecer. Anote aí.

Como não poderia faltar, tem Everybody needs love, do Drive-by Truckers. Que é autoexplicativa. E Fuck you, do Cee-lo Green. Que também é autoexplicativa, mas nada tem a ver com vocês, ó leitores tão simpáticos e educados.

O moço aí da foto é o Dan Bejar, que gravou meu disco preferido de dezembro (mas que só sai em 2011): Kaputt, do Destroyer.

O que mais posso dizer sobre esta coletânea? Talvez ela sirva de espelho para os meus dias (todas as outras serviram, por que não esta?). Talvez ela mostre que estou superando dramas e seguindo em frente. Talvez tenha algo a ver com o espírito natalino ou com o fato de que 2010 está finalmente evaporando (foi o pior ano da minha vida). Talvez seja apenas um disquinho com 10 músicas muito aconchegantes.

Enquanto vocês ouvem, tento me tornar um sujeito mais simples.

Antes do ano-novo, ainda devo aparecer aqui no blog com uma lista dos 10 discos brasileiros favoritos de 2010. Sejam pacientes, ok?

Vamos lá que só falta esta: faça o download da mixtape de dezembro aqui (a lista de músicas está logo ali na caixa de comentários).

E, se possível, depois de ouvir o CDzinho, invista cinco minutos do seu tempo para avaliar nossos serviços com um comentário gentil. Obrigado.

33 comentários em “Mixtape! | O melhor de dezembro

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 1:56 pm

    1. Sixteen shades of black and blue – Fujiya and Miyagi
    2. At my heels – Twin Shadow
    3. Secretary song – Go!Team
    4. Fuck you – Cee-lo Green
    5. Everybody’s weird except me – Stereolab
    6. Savage nights at the opera – Destroyer
    7. The face – Kings of Leon
    8. Lucidity – Tame Impala
    9. Everybody needs love – Drive-by Truckers
    10. Dear Avery – The Decemberists

    Julia Guedes disse:
    dezembro 28, 2010 às 2:13 pm

    Tiago, não te conheço e ainda estou baixando a mixtape, mas queria só dizer que essa coisa de “faixa pra dançar até o chão” não é nem um pouco da imagem que tenho de você, haha :)

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 2:14 pm

    Vocês me levam muito a sério. ;)

    Daniel disse:
    dezembro 28, 2010 às 2:14 pm

    Fala Tiago. Desculpe o sumiço, mas essa tem sido uma época braba pra mim, dead lines se aproximando, estou correndo contra o relógio agora.

    Bem, é aquilo: vou baixar, ouvir e assim q puder comento.

    Só uma pergunta: vc ouviu esse novo do Decemberists? O q achou?

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 2:16 pm

    Tranquilo, Daniel, don’t worry.

    Ouvi sim e gostei. Devo escrever sobre ele em breve.

    Thiago Dantas disse:
    dezembro 28, 2010 às 3:18 pm

    Hahaha! O comentário da Julia me fez sorrir – e rir! – porque eu pensei a mesma coisa quando li! (:

    … Mas então. Tô trabalhando e nem tenho como baixar. Torcendo muito pra que ela esteja no ar até à noite. Acho que no que depender da descrição vai ser MUITO boa.

    Abraço, moço!

    ps: É, aos poucos, vou perder o medo de comentar. Ou não.

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 4:29 pm

    Para os que estão trabalhando: se o arquivo sumir, faço novo upload à noite, ok?

    charoles disse:
    dezembro 28, 2010 às 4:33 pm

    Definitivamente é uma mixtape muito agradável de ouvir. E eu estou absolutamente apaixonada pela última música, que eu não conhecia ainda. Já agradeço já, não preciso esperar até o meio de janeiro! :)

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 4:34 pm

    Opa, obrigado! :)

    Vejam aí: sigam a recomendação da Charoles e baixem a maldita mixtape.

    Pedro Primo disse:
    dezembro 28, 2010 às 5:26 pm

    Minha internet voltou agora, fiquei com medo de não dar tempo de baixar, hahaha. Baixando. “At my heels” é demais mesmo!

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 5:30 pm

    TENSO! hehe

    Valeu por baixar a mixtape, meu velho!

    Lau disse:
    dezembro 28, 2010 às 6:02 pm

    Adorei a mixtape. Não adianta, acho que sou pop… hehe

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 6:11 pm

    Beleza, Lau! Obrigado! :)

    E a mixtape tem um climão pop, mas bandas que não são lá muito conhecidas, como Twin Shadow e o Destroyer. A ideia foi essa. Bom que você gostou.

    Pedro disse:
    dezembro 28, 2010 às 7:34 pm

    Também tô baixando a mixtape. Aliás, eu sempre via as mixtape do blog, mas nunca pensei em baixar. Hoje vou ver se é boa mesmo hehe.

    Nenhuma dessas bandas eu conheço a fundo (algumas eu nem conheço), nem o Kings of Leon, que acho que só ouvi os dois maiores hits, porque nunca me interessei pelo resto. Mas o novo álbum deles me aparece ser um pop pelo menos agradável.

    E nessas mixtapes às vezes você coloca músicas de coletâneas (tipo a do Elliot Smith na de novembro)? Enfim, vou ouvir aqui, e se gostar muito de uma música, peço recomendação de um álbum da banda se você permitir.

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 8:13 pm

    Legal, Pedro, depois diga o que achou da mixtape, ok?

    Esta aqui está mais pop do que de costume. Geralmente os CDs são mais tristes. Baixe a de novembro também.

    André disse:
    dezembro 28, 2010 às 8:57 pm

    Tiago dançando até o chão: a imagem da minha terça-feira. Muito obrigado, hein.

    Baixando a danada.

    Mário Henrique disse:
    dezembro 28, 2010 às 9:41 pm

    Tiago prometeu e cumpriu:”Dear Avery” fez rolar uma lágrima por aqui.
    Ouvi o Decemberists(sem a devida atenção)apenas uma vez e não tinha reparado na beleza desta canção.

    Valeu Tiago,mais uma ótima Mixtape.Espero que em 2011 tenha mais.

    ps:Espero que saia mesmo o Top 10 nacional,já que de brasileiros este ano só ouvi o Mombojó(gostei bastante,por sinal).

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 28, 2010 às 10:39 pm

    Uma imagem muito bizarra, André. Muito.

    ‘Dear Avery’ é a mais bonita do disco deles, Mário. Valeu pelo elogio. Em 2011 haverá mais, espero.

    E o top 10 nacional tá num vai-não-vai, mas acho que sai.

    Felipe Queiroz disse:
    dezembro 29, 2010 às 2:17 am

    Ok, já que permitiu, passarei a faixa do Kings of Leon (virou preconceito).

    Cara, você vai conseguir juntar 10 ótimos discos nacionais lançados no ano? Bom que faça isso, preciso conhecê-los, ehehe

    Pedro disse:
    dezembro 29, 2010 às 3:52 am

    Tiago, aproveitando a discussão sobre os nacionais, você ouviu o novo dos Vilolins já?

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 29, 2010 às 8:51 am

    Pedro, ouvi sim. Mas não sou fã deles. Já vi vários shows do Violins, até o de despedida que eles fizeram em Brasília. Não dá. Me irrito.

    Tem 10 discos sim, Felipe. Daria pra fazer uma lista de 20, mas tô sem tempo.

    Andrei disse:
    dezembro 29, 2010 às 12:58 pm

    valeu Tiago! baixei e vou colocar a mixtape no ipod, e ouvir indo pra facu de bike nesse verão!

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 29, 2010 às 1:29 pm

    Taí, uma mixtape boa pra ouvir na bike indo pra facu.

    Abraço!

    Rafael Gazzola disse:
    dezembro 29, 2010 às 2:17 pm

    Bela mixtape. Destaque para a sensacional “Fuck You”. Ainda não escutei o novo do Cee-lo, mas, pela amostra, deve ser maravilhoso. O Kings of Leon eu dispensaria, pq tb não gosto. Mas essa é até escutável.

    Daniel disse:
    dezembro 29, 2010 às 7:00 pm

    Legal q vc fez o contraste do início “moderno” e o fim “clássico”, com as faixas do Drive-By Truckers e do Decemberists.

    O início da mixtape talvez seja a mais “up” q eu já vi em mixtapes suas. Acho q depois vc dá uma “quebrada” com o Stereolab e vai baixando o tom até as duas últimas faixas folk-rock.

    Eu interpreto assim: vc está se sentindo bem, pelas razões q vc citou, e isso se reflete no início da mixtape. Mas vc sabe q felicidade irrestrita é coisa de professor de ginástica (lembrando um outro post seu). Então vc adiciona nas últimas faixas a melancolia, a reflexão q sempre vão estar presentes.

    Se viajei demais é pq só dormi algumas horas essa noite e tô cansado pra cacete !! hahahaha

    Não posso deixar de comentar a maravilhosa faixa do Decemberists. Em todos os discos deles sempre há uma ou duas faixas arrasa-quarteirão, lindas demais.

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 29, 2010 às 7:14 pm

    Boa análise da mixtape, Daniel. Sempre espero por ela, hehe.

    Acho que você tá certo. O início da mixtape é a seleção mais pop que fiz, mas depois o CDzinho mostra que continuo o cara de sempre. É a vida.

    É um disco que sai da cidade e vai pro campo. Fugere urbem.

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 29, 2010 às 7:19 pm

    Valeu, Rafael. Obrigado! :)

    Alê Marucci disse:
    dezembro 30, 2010 às 10:49 pm

    Ai, ufa, acabei de baixar. Você fica apavorando a gente dizendo que a mixtape vai sair do ar! É um desespero. :)
    Nesse exato momento estou ouvindo a mixtape de novembro, a minha preferida. Logo mais parto pra essa de dezembro.

    Tiago respondido:
    dezembro 31, 2010 às 12:51 am

    Não é terrorismo, Alê! hehe. É que nunca sei quanto tempo essas mixtapes vão durar. A de novembro durou menos de 24 horas. É um mistério.

    A de novembro é uma das minhas preferidas também. Essa de dezembro é muito diferente.

    Taís Rodrigues disse:
    janeiro 1, 2011 às 1:26 am

    Minha internet patinou, patinou, mas consegui baixar a mixtape. E gostei um bocado. Torci o nariz para a do Kings of Lion, mas só tive que retroceder o player e ouvir a do Destroyer, aliás, fiquei intimamente feliz com a presença de At my heels e Savage nights at the opera. Twin Shadows e Destroyer precisam ser mais conhecidos.
    E você estava certo, chorei com Dear Avery.

    Ah, aproveito o espaço pra elogiar a mixtape de Novembro, uma das que mais gostei e ouço até agora.

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 1, 2011 às 1:23 pm

    A do Kings of Leon é optativa, Taís. :)

    A mixtape de novembro também é uma das minhas favoritas, mas é triste pra burro.

    Karolina disse:
    janeiro 3, 2011 às 11:58 pm

    Oi, Tiago,
    baixei a mixtape e adorei a seleção! Gostei muito de 16 shades of black and blue, The face e Dear Avery :)
    Ah, eu não consegui baixar a mixtape de músicas brasileiras. Sabe se mais alguém teve problemas com isso?
    Um beijinho

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 4, 2011 às 11:36 am

    Karolina, testei o download a mixtape brasileira e está ok. Será que não é algum problema com a sua conexão?

    Beijo e obrigado por ter baixado a coletânea!

Deixe um comentário

