2 ou 3 parágrafos | Indicados ao Oscar

Postado em

Bateu um pouco de saudade do tempo em que eram cinco os indicados ao Oscar. Havia os favoritos (no máximo dois, geralmente um), os que perderiam com alguma dignidade (no máximo dois) e os que entravam na lista pra fazer figuração. Agora vemos esse elenco de sempre acompanhado de cinco candidatos que aparecem meio que largados no subsolo, na classe econômica da premiação, totalmente fora de cena.

Não entendi a graça da brincadeira (claro, são 10 os estúdios na briga pelo Oscar de melhor filme, e aposto que todos ficaram muito satisfeitos com a partilha), mas seria interessante se a Academia inventasse o ‘Oscar B’, destinado à disputa entre Distrito 9, Um homem sério, Um sonho possível, Educação e Up – Altas aventuras.

E, como um amigo meu bem notou, dá para dividir os indicados também entre os filmes de guerra (Avatar, Hurt locker, Bastardos inglórios, de alguma forma Distrito 9) e aquelas obras supostamente inspiradoras com lições de superação/perseverança (Amor sem escalas, Up, Educação, Preciosa e Um sonho possível, que vi agora mesmo e é tão pueril que parece ter sido feito pra meninos de cinco anos). Um homem sério, que nem é algo tão atípico ou provocativo assim, fica parecendo até uma pedra na garganta da Academia. Uma disputa não tão interessante (de qualquer forma, estou começando a apostar na vitória de Hurt locker), mas gostei de ver A teta assustada na lista de filmes estrangeiros. Nem por ser sul-americano, ou peruano. Mas por fugir completamente daquele padrão careta de telefilme que as comissões de seleção brasileiras acreditam interessar a Hollywood. Olha lá: não é bem assim.

Anúncios

7 comentários em “2 ou 3 parágrafos | Indicados ao Oscar

    marcus disse:
    fevereiro 3, 2010 às 3:07 am

    Me interesso muito em saber se o amigo Tiago não sentiu falta de Moon entre os indicados da academia e se Sam Rockwell não merecia uma indicação pelo desempenho no referido filme.

    Felipe Queiroz disse:
    fevereiro 3, 2010 às 3:19 am

    Depois de afundar Titanic, acredito que dê Avatar. Mas a ex de Cameron será a primeira mulher a ganhar como melhor direção. Aposto! (e acho merecido)

    Os canais de comunicação adorarão isso.

    Felipe Queiroz disse:
    fevereiro 3, 2010 às 3:23 am

    Ah! E Tarantino levará o de roteiro. Todo mundo sairá feliz!

      marcus disse:
      fevereiro 3, 2010 às 3:26 am

      Não merece. Bastardos Inglórios é o pior Tarantino de todos os tempos. Acho que Bastardos Inglórios será o Os Infiltrados de Tarantino: um de seus filmes mais fracos, mas o primeiro a ser reconhecido de fato pela Academia.

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 3, 2010 às 9:32 am

    Não senti falta do Moon não, Marcus, mas é melhor do que pelo menos uns 5 que entraram na disputa principal. Já Sam Rockwell talvez merecesse uma indicação – mas, como vimos no caso da Penélope Cruz, é tudo lobby babaca mesmo.

    Felipe, eu não me surpreenderia nada com uma vitória do Hurt Locker. Roteiro original deve ir pro Tarantino mesmo (e adaptado pro Up in the air).

    jv disse:
    fevereiro 9, 2010 às 12:49 pm

    Esse fds assisti a Guerra ao Terror, que dizem que é o único páreo de Avatar no oscar. Olha, Avatar já levou (e eu nem vi).

    Como é que a disputa do oscar pode estar entre 2 filmes tão sem gracinha? Vai ver sou eu que dou muito valor ao roteiro, não sei. Mas esse Guerra ao Terror é um Chuck Norris versão EUA no Iraque. O cara é o fodão das bombas, não tem medo de nada. Pffff. O filme me divertiu, mas é uma bobageira grande demais pra pouco cinema.

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 9, 2010 às 3:20 pm

    É sim um concorrente forte de Avatar, JV, e periga até ganhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s