2 ou 3 parágrafos | Lunar

Postado em Atualizado em

Desde o lançamento de Avatar, ouço a reclamação de que, apesar de todo o deslumbramento visual, o filme de James Cameron tem um problema: a trama é fraca. A esses, indico Lunar (Moon, 6/10), uma ficção científica muito engenhosa — mas que, pelo menos na tevê lá de casa, não pareceu nem um pouco hipnótica.

Duncan Jones, o diretor (e filho de David Bowie), tenta uma provocação sobre a ética da ciência. Para isso, joga com as expectativas do público, que fica meio perdido entre personagens que, isolados numa estação espacial, podem ou não ser clones. Como reconhecer um ser humano?, eis a questão. Sam Rockwell embarca no delírio solitário como quem tenta superar o Robert Duvall de THX 1138.

As ideias são até atraentes; o visual, old school (e, como Avatar, Jones cita um punhado de fitas de ficção científica, de 2001 a Alien). Mas me incomoda a falta de domínio da narrativa, a dificuldade de traduzir as filosofices em situações vivas, fortes, singulares. Parece até que a trama está emperrada, embolada. E, se é assim, do que adianta uma trama supostamente complexa? Em matéria de clareza e fluência, ninguém tem muito a reclamar de James Cameron. E me parece um erro essa história de confundir ficção científica inteligente com ficção científica que, às custas da nossa paciência, se faz de inteligente. São duas coisas bem diferentes. De aparente simplicidade, o mundo de imagens criado em Avatar me parece mais autêntico.

Anúncios

8 comentários em “2 ou 3 parágrafos | Lunar

    Diego Maia disse:
    janeiro 13, 2010 às 8:02 pm

    “E me parece um erro essa história de confundir ficção científica inteligente com ficção científica que, às custas da nossa paciência, se faz de inteligente”

    BRAVÔ!

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 13, 2010 às 8:09 pm

    Estamos em 2010 e o povo ainda vai ao cinema pra ver “bom roteiro”. O Cameron cria um mundo inteiro e neguinho quer o mais básico. Meio chato, isso.

    brunoamato disse:
    janeiro 13, 2010 às 8:52 pm

    Curioso pelo tal Lunar, já tinha ouvido boas coisas a respeito – você foi o primeiro a jogar água fria.

    “Estamos em 2010 e o povo ainda vai ao cinema pra ver “bom roteiro”. ”

    Em teoria, concordo. Na verdade, gosto do filme basicamente pela – adivinhou – experiência visual que ele propõe. Mas também acho que há coisas discutíveis na narrativa (ou roteiro, ou que nome você quiser dar), que não consegui ignorar. De qualquer forma, um filme a ser revisto (embora eu não tenha pressa pra isso).

    jv disse:
    janeiro 13, 2010 às 9:01 pm

    bicho, e qual exatamente é a grande “experiencia visual” de avatar? só vejo falarem dessa tal de experiencia e ninguem pra me descrever em palavras o quê exatamente é isso.

    uma pessoa me disse que o 3D não faz muita diferença no filme. quando soube disso e que o filme tem mais de 2h de duração, e que vi o trailler com aquelas imagens cafonérrimas, desisti de assistir esse filme.

    odeio filme longo.

    daniel pilon disse:
    janeiro 13, 2010 às 9:04 pm

    Quando vou ler alguma crítica e vejo coisas como “roteiro é ruim” , “roteiro parece queijo-suiço” etc, paro ali mesmo. E também prefiro Avatar.

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 13, 2010 às 10:26 pm

    Bruno, não quis dizer que não me importo com tramas. É um elemento do filme. Até leio com interesse algumas críticas que se debruçam sobre tramas e ficam analisando exclusivamente isso. Só acho que, no cinema (e, especificamente, em Avatar), há coisas que me interessam mais.

    JV, nem sou o maior fã de Avatar. Gosto muito do filme, mas acho que é um pouco longo e, na parte final, apressado. Mas cara: o 3D faz diferença SIM! Confie em mim.

    brunoamato disse:
    janeiro 13, 2010 às 11:35 pm

    Mas Tiago, eu não quis dizer que você disse que não se importa com tramas…

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 13, 2010 às 11:51 pm

    Ok, entendi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s