2 ou 3 parágrafos | Sherlock Holmes

Postado em Atualizado em

Não me parece ruim a ideia de uma interpretação aloprada, anabolizada — sem o menor compromisso com as exigências de fãs mais ranzinzas, portanto — para a história de um personagem “sagrado” como o detetive criado por Arthur Conan Doyle. Mas, antes disso (e daí a má notícia), Sherlock Holmes (4/10) é um típico Guy Ritchie — um cinema bronco e posudo, que soa confuso quando preferiria parecer intrincado, complexo, inteligente, up-to-date e muito cool.

Por isso, não há Robert Downey Jr (destaque absoluto do filme) que alivie o peso aborrecido com que Ritchie atropela os personagens. Montagem calculadamente desembestada, trilha grandiosa, tom de farsa (mas é pra rir de quê?), machos suados com barbas malfeitas, tipos bizarros e todas as afetações de praxe. Poderia ter sido divertido. Mas, quando todas as cenas fazem questão de mostrar o investimento de milhões de dólares em direção de arte e efeitos visuais, resta ao espectador cair morto de tédio.

Talvez a culpa nem seja toda do diretor. Não deve ter sido só dele a ideia de reduzir Holmes a um action hero genérico ou de limitar a trama a um recorta-e-cola de explicações apressadas para um enigma que não justificaria um episódio mediano do Scooby-Doo. Mas que ele assina essa brincadeira de adulto com orgulho meio adolescente, assina. Desperdício. Com hereges como Ritchie, estamos feitos.

Anúncios

5 comentários em “2 ou 3 parágrafos | Sherlock Holmes

    rafagoom disse:
    janeiro 10, 2010 às 3:31 pm

    Em épocas de atualização de Vampiros e tals, o que esperar? Mas eu achei legal(zinho). Medo do Moriarty ser interpretado pelo Brad.

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 10, 2010 às 6:38 pm

    Pra mim, é do mesmo nível de um Lua Nova. Minto: os tiques do Ritchie me irritam um pouquinho mais.

    Filipe Furtado disse:
    janeiro 11, 2010 às 2:03 am

    Na boa Tiago o filme é ruim mas é de uma competencia bem distante de um Lua Nova. No minimo o Downey já desequilibra bem a comparação.

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 11, 2010 às 9:24 am

    Pode ser que sim, principalmente por conta daquilo que o Downey faz com o personagem. Mas repito: pra mim, é tão irritante passar duas horas assistindo às macaquices do Ritchie quando a melação dos vampiros.

    Michel disse:
    janeiro 11, 2010 às 9:13 pm

    Com os olhos levemente puxados eu já acreditaria que ra o Jackie Chang ou o Jet Li e não o Downey Jr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s