Contra | Vampire Weekend

Postado em Atualizado em

10 ideias prematuras sobre Contra, o ótimo disco do Vampire Weekend.

1. A tal da “síndrome do segundo disco” existe sim, e aflige principalmente as bandas que estreiam com álbuns que soam como colagem de singles (Strokes, Arctic Monkeys, Talking Heads, The Clash e tantas outras). Contra é exemplo de como lidar elegantemente com esse rito de passagem: expandir o alcance sem alterar o código genético (e a XL Recordings deve ter adorado o resultado: os fãs não estranham e saem correndo – mas não morrem de tédio).

2. É, por isso, um primo globetrotter de Room on fire, do Strokes: o momento em que o VW tateia novos brinquedinhos sonoros e, ao mesmo tempo, reforça os códigos do mundo que criou lá no primeiro disco. Os elementos de eletrônica lo-fi (trazidos possivelmente pelo tecladista Rostam Batmanglij, que tentou tudo isso e muito mais no projeto Discovery) são o sabor da estação.

3. E, por falar em “reforçar códigos”, que mundo particular o deles! Como acontece com os discos da M.I.A. (que é citada num sampler de Diplomat’s son), não há como falarmos simplesmente em world music. O que eles fazem é incorporar sons estrangeiros (pop africano, folk britânico, reggae e, em Cousins, uma guitarra que só pode ser de Pepeu Gomes) com a naturalidade de quem faz pesquisas rápidas no Google, passa férias em resorts na América Central e opera transações comerciais via laptop com empresários europeus. Um disco que o Paul Simon adoraria ter escrito; um roteiro que o Olivier Assayas adoraria ter dirigido.

4. Antes que acusem os rapazes de explorar superficialmente a onda do “pop global”, é fundamental entender que a banda não é nada ingênua. Ela cria personagens, engendra relações entre esses personagens e compõe um ambiente onde essa gente se movimenta. Uma paisagem, diga-se, de bem-nascidos. Filhos esclarecidos e privilegiados (também intelectualmente) da América. A banda não se exclui em nenhum momento desse círculo, daí a generosidade (com uma ponta de ironia, já que, na terra do pós-pós-rock, David Byrne ainda é rei) como trata os tipos que inventa. Ninguém está fingindo ser o andarilho miserável do meio-oeste – um pouco de franqueza, às vezes, cai bem.

5. O agradável é como eles nunca confundem esperteza com pedantismo. Criam canções de que gostamos imediatamente, instintivamente. Quando voltamos a elas com mais calma, aí sim descobrimos do que tratam.

6. Mais do que isso, é um disco que – ainda que irrequieto (cada faixa abre um folder sensivelmente diferente na playlist do grupo, ainda que duas delas tentem repetir a taquicardia de A-punk) – soa fluente. Deve ser “culpa” da interpretação afável de Ezra Koenig, um sujeito capaz de narrar uma profunda desilusão amorosa (em I think UR a contra) sem perder um tom absolutamente gentil. Não dá mesmo para não querer jogar uma partida de xadrez com o moço.

7. Como se não bastasse, Koenig dá um salto como letrista: em Horchata, narra toda a trajetória de uma história de amor (do espanto caloroso com “sentimentos que você pensava ter esquecido” à decepção mais gélida); em White sky, acompanha o entusiasmo do homem que espera a hora do almoço para visitar o Museu de Arte Moderna; em Taxi cab (que parece até homenagem ao Magnetic Fields), vê a desintegração de um romance do banco de um táxi; em Run, sonha com a fuga do trabalho (adolescência tardia é pouco). São personagens que vivem o início do século sem perplexidade. Cultos e carentes, espertos e frágeis. Podemos e devemos nos identificar com tudo isso.

8. O mais impressionante é como, com apenas 36 minutos de duração, o disco empurra ao limite o principal dogma do VW: o desejo por precisão e economia. Começa minimalista, quase discreto, e vai dilatando até abrir-se em duas canções longas e abertamente sentimentais que poderiam ser confundidas com alguma belezura do Postal Service: a tocante Giving up the gun e o reggaeton Diplomat’s son.

9. (Daí minha única ressalva, por enquanto: esses “novos caminhos” nem sempre são explorados plenamente. O grupo passa de raspão por muitos deles e, quando tenta preencher com teclados, cordas e barulhinhos fofos as lacunas de uma sonoridade minimalista, acaba se assemelhando a uma série de outras bandas de indie rock que circulam por aí. Não queremos que eles acabem se transformando num Death Cab for Cutie ou num Ra Ra Riot, certo?)

10. O alívio é que, mesmo sem saber o que fazer com o próprio som, nos próximos discos teremos uma banda capaz de ver o mundo (e o pop) como quem sai para um passeio no parque. A ambição é parecer simples. Os primeiros dois do Shins soavam assim, não?

Mas sabemos que não é simples. Se escrevesse este post, o Vampire Weekend gastaria três parágrafos, cinco linhas e poucos adjetivos. Diria, ainda assim, muito mais do que eu disse. Eis o passe de mágica.

Segundo disco do Vampire Weekend. 10 faixas, com produção de Rostam Batmanglij. Lançamento XL Recordings. 8/10

8 comentários em “Contra | Vampire Weekend

    Diego disse:
    janeiro 8, 2010 às 2:44 am

    Bingo! Também pensei muito na fórmula do Room on Fire (Holiday é um grudezinho delícia.) Mas, apesar dos 36 minutos, enxergo certo cansaço no finalzinho do disco. E a vontade de explorar mundos novos parece que fica pra depois.

    Felipe Queiroz disse:
    janeiro 8, 2010 às 3:39 am

    Não sei, ouvi só uma vez. É o tipo de disco que precisarei de várias audições para formar uma opinião.

    A primeira impressão não foi tão fascinante quanto a sua

    Ah.. o primeiro álbum também enjoava lá pro final

    Tiago Superoito respondido:
    janeiro 8, 2010 às 10:48 am

    Se bem que eles tentam, Diego. Nunca gravaram nada como ‘Giving up the gun’, por exemplo. Também noto um certo cansaço no final, e é curioso que isso aconteça exatamente na parte do disco que tenta ir adiante e não repetir a estreia. Nesse ponto, lembra o terceiro do Franz.

    Felipe, ouça mais vezes (de preferência, lendo as letras).

    Filipe Torres disse:
    janeiro 8, 2010 às 9:21 pm

    Pra uma banda com 2 discos, o VW traça uma trajetória bastante interessante e com um mantra que eu adoro: “simple is best”.

    Da nova-nova-nova-nova geração de bandas indes americana é a que certamente tem algum futuro (mas isso só se descobre depois do quarto ou quinto disco, na minha opinião).

    […] Volta ao mundo sem sair do quarto. “Antes que acusem os rapazes de explorar superficialmente a onda do ‘pop global’, é fundamental entender que a banda não é nada ingênua. Nas canções, ela cria personagens, engendra relações entre esses personagens e compõe um ambiente onde essa gente se movimenta. Uma paisagem habitada por tipos bem-nascidos, esclarecidos, privilegiados – e a banda não se exclui em nenhum momento desse círculo.” (8 de janeiro, texto completo) […]

    Bruno Boghossian disse:
    dezembro 15, 2010 às 12:42 am

    Voltei pra ler esse (ótimo) post depois de ver a lista de melhores do ano e achei curioso como a experiência de ouvir um disco pode ser tão diferente em cada época e pra cada pessoa.

    É engraçado, mas 10 meses depois, eu ouço esse álbum de ‘Cousins’ até ‘I think ur a Contra’ sem cansar – e já acho enjoativos os chicletinhos que eles gravam, tipo ‘A-Punk’ e ‘Holiday’. São dois estilos bem diferentes dentro desse disco, meio a meio.

    Acho o Vampire Weekend uma das melhores bandas pop que apareceram nessa década e sou fã incondicional dos dois discos que eles gravaram. Rostam Batmanglij é um músico incrível exatamente por conseguir ser ousado mantendo a tal simplicidade, sem apelar para muita coisa além do seu próprio repertório e sua curiosidade de mexer num intrumento ou com uma referência nova. As letras parecem absolutamente banais, mas cada verso inusitado me faz rir, por mais idiota que possa parecer (‘You wanted good schools and friends with pools / You’re not a Contra’ é um bom exemplo.)

      Tiago Superoito respondido:
      dezembro 15, 2010 às 12:50 am

      O disco também mudou um pouco pra mim quando voltei a ouvi-lo. Mas hoje acho até que ele soa mais forte do que o primeiro.

    […] This post was mentioned on Twitter by Vampire Weekend BR, Thais Ninomia. Thais Ninomia said: @vampweekendBR Já faz um "tempinho", mas é um ótimo texto sobre Contra: http://tinyurl.com/69y7jyd. […]

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