2 ou 3 parágrafos | Rio congelado

Postado em Atualizado em

frozen

Cá estamos nós na triste ressaca do Oscar: irrelevante este Rio congelado (5/10, e estou sendo bastante generoso)! Entendo o efeito-Melissa Leo, uma atriz por tantos anos injustamente condenada à função de coadjuvante de luxo – ainda que, no papel de mãe-coragem-à-flor-da-pele-custe-o-que-custar, eu ainda prefira a Sandra Corveloni. Mas uma indicação ao Oscar de melhor roteiro? Verdade?

A trama é, de longe, o que mais me incomoda no filme. Mais, bem mais que a direção de Courtney Hunt, que segue as marcações de um típico drama indie norte-americano ambientado numa cidadezinha gélida abandonada por deus. Tudo me parece extremamente artificial num drama que força a relação de amizade entre a personagem de Leo (um mulher branca, pobre e amargurada) e uma índia envolvida com imigrantes ilegais.

Elas vivem num ambiente exótico na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Para transportar os imigrantes, são obrigadas a dirigir sobre uma camada de gelo (um doce para quem adivinhar o que acontece). Pior: ao tentar descongelar os canos da casa, o filho mais velho de Leo quase provoca um incêndio. O menorzinho, coitado, quer ganhar um autorama de presente. E é véspera de Natal! E… Quem levou o Oscar de roteiro original foi Milk, né? Então deixa quieto.

9 comentários em “2 ou 3 parágrafos | Rio congelado

    Chico disse:
    março 3, 2009 às 8:50 pm

    Eu já acho que o filme trata de muito material clichê com inteligência. E, mesmo que não seja nada excepcional, funciona muito bem.

    Tiago Superoito respondido:
    março 3, 2009 às 8:53 pm

    Eu só vi o clichê, Chico. Nada de inteligência.

    Diego disse:
    março 3, 2009 às 10:26 pm

    Eu só vi a irrelevância. E a Melissa Leo, em algumas partes.

    Bruno Amato disse:
    março 3, 2009 às 10:48 pm

    Eu perco todo o interesse por um filme quando alguém diz que ele “funciona”…

    Tiago Superoito respondido:
    março 4, 2009 às 2:31 am

    Há muito tempo, numa galáxia distante, eu escrevi um texto sobre como eu não gostava dessa história de dizer que um filme “funciona”. Depois desencanei e usei o termo algumas vezes, hehe. Enfim. Só pra dizer que “Rio congelado”, pra mim, não funcionou em quase nada. Podiam escolher uns filmes mais interessantes pra fazer lobby em Sundance e na Academia.

    E agora deixa eu voltar aqui pro Watchmen que é quadrinho a dar com pau.

    Diego disse:
    março 4, 2009 às 2:35 am

    Aeeee, tá lendo! Gostando?

    Tiago Superoito respondido:
    março 4, 2009 às 10:09 am

    Bastante. Daqui a pouco vejo o filme.

    Michel Simões disse:
    março 4, 2009 às 4:47 pm

    Eu tb gosto do filme e principalmente da Melissa Leo

    Chico disse:
    março 4, 2009 às 10:46 pm

    Seu texto funcionou, Tiago.

Deixe um comentário