2 ou 3 parágrafos | Ponyo on the cliff by the sea

Postado em Atualizado em

ponyo

O filme deve ser lançado aqui no Brasil só em outubro, por isso serei mais ou menos breve e bastante superficial (se bem que, no caso de uma animação de Hayao Miyazaki, isso é quase um crime). Lendo tudo o que escreveram até agora sobre Ponyo on the cliff by the sea (8/10), não consigo vê-lo simplesmente como uma tentativa de retorno do cineasta ao espírito de Meu vizinho Totoro, ainda que seja um projeto claramente identificado com o universo infantil. Apesar da premissa (que sugere uma versão oriental de A pequena sereia, o conto de fadas) e do visual em tom pastel, é um filme tão siderado quanto os três longas anteriores do diretor.

Em um resumo bem rasteiro e enganador, a trama narra a amizade entre um menino de cinco anos e um peixe que, depois de fugir do oceano, se transforma numa menina. Parece simplezinho, mas Miyazaki faz com que detalhes surrealistas alterem toda a nossa percepção da trama. A fábula é encenada num ambiente habitado por extravagantes deuses marinhos (e peixinhos com feições de criança) e atormentado por ondas em formato de imensos cardumes, que aprisionam cidades inteiras em bolhas gigantes. Um sonho bizarro, como os outros, só que em azul-bebê.

E um delírio (como de hábito) bastante lírico, coberto pela névoa que é a excelente trilha de Joe Hisaishi e com todo um subtexto de conflitos domésticos que rende uma das mais belas cenas compostas pelo diretor – com flashes de luz, o pai marinheiro se comunica com o filho, que o espera na janela de casa. Não é tão complexo quanto A viagem de Chihiro. Mas que deslumbra, deslumbra.

10 comentários em “2 ou 3 parágrafos | Ponyo on the cliff by the sea

    Daniel Pilon disse:
    fevereiro 26, 2009 às 12:09 pm

    Baixou?

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 26, 2009 às 1:32 pm

    Sim.

    Daniel Pilon disse:
    fevereiro 26, 2009 às 7:01 pm

    Qualidade tá boa, tem legendas, etc?

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 26, 2009 às 7:05 pm

    A qualidade tá boa e tem legenda em inglês. O som não está tão bom e não é tirado de dvd, mas nada que comprometa.

    guilherme semionato disse:
    fevereiro 27, 2009 às 3:12 pm

    por que alguém perguntaria se ele baixou? não é absolutamente óbvio que sim?

    já adoro este filme. o titulo parece um verso duma música da srta. newsom, talvez tirando “ponyo”.

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 27, 2009 às 3:19 pm

    Faz justiça ao título, Guilherme

    Bruno Amato disse:
    fevereiro 27, 2009 às 4:28 pm

    Sempre existe a chance do Tiago ter viajado pro Japão, Guilherme.

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 27, 2009 às 5:50 pm

    Uma chance bastante reduzida atualmente.

    guilherme semionato disse:
    fevereiro 27, 2009 às 8:26 pm

    fui meio mal-educado com o daniel pilon. he’s a nice fella.

    desculpa, daniel.

    tiago, guilherme fortemente recomenda que v. veja cheers. a metade final da segunda temporada tem momentos verdadeiramente abrasadores.

    e true blood is that good? é essencial? AGORA SÓ HÁ MAIS TEMPO PRO ESSENCIAL, MEU DEUS.

    Tiago Superoito respondido:
    fevereiro 27, 2009 às 8:34 pm

    Não é essencial. Mas estou gostando. Dizem que cai no final da primeira temporada, mas por enquanto vai bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s