O dia em que a Terra parou
The day the Earth stood still, 2008. De Scott Derrickson. Com Keanu Reeves, Jennifer Connelly, Kathy Bates e John Cleese. 103min. 4/10
O filme é um estalinho, uma besteira, mas taí o papel da vida de Keanu Reeves: Klaatu, o alienígena apático, incapaz de expressar sentimentos, vestido num terno-e-gravata impessoal, uma versão desnutrida do exterminador do futuro, um homem-de-preto com paralisia facial. Desconfio que ninguém defenderia esse personagem com tanto gosto.
Reeves mata a pau, rouba cenas, dá um olé na Jennifer Connelly. Já o filme… Não sei se Scott Derrickson (de O exorcismo de Emily Rose) é um piadista, mas deve haver alguma gozação embutida na escolha de John Cleese para viver um acadêmico respeitadíssimo. E como avaliar a ideia estranhíssima de preservar – em todos os detalhes kitsch – o robô grandalhão que ilustra o cartaz do filme original, de 1951?
Entre tantas homenagens oportunistas que nos fazem engolir, esta está mais para Invasores (aquele objeto oco com Nicole Kidman) que para o King Kong de Peter Jackson (que pelo menos demonstra algum interesse e carinho pelo original).
Scott Derrickson desloca a premissa de 1951 para o século 21 (sai Guerra Fria, entra a preocupação com o meio ambiente), mas, no meio do caminho, consegue – e sei lá como! – transformar o apocalipse num teatrinho infantil, inocente, indolor. Não se salva nem como filme B. É só dispensável, mecânico, sem charme.
Mas, para quem preferir, trata-se de uma comédia com duas ou três boas gags e algumas frases de efeito inacreditáveis. Imagine aí Keanu Reeves pronunciando algo como “eu sou amigo da Terra”. Cinco horas depois do término da sessão, ainda estou achando graça.
janeiro 7, 2009 às 7:55 pm
Finalmente alguém que entenda de filmes…
janeiro 7, 2009 às 7:57 pm
É ironia? hahaha
janeiro 7, 2009 às 10:09 pm
“consegue transformar o apocalipse num teatrinho infantil, inocente, indolor.”
Justamente o que não acontece com Guerra dos Mundos, do Spielberg, bem mais interessante nesse e em qualquer outro aspecto.
janeiro 8, 2009 às 12:13 am
“dá um olé na Jennifer Connelly”
AGORA vc me deu vontade de ver o filme. Keanu Reeves, o melhor não-ator do mundo.
janeiro 8, 2009 às 12:26 am
Mas aí é covardia, né, Diego. Claro que Guerra dos mundos é mais interessante que isso aí.
Bruno, pois é: só vai ficar melhor quando o Keanu finalmente interpretar uma porta.
janeiro 8, 2009 às 1:15 am
Rá, fiz você falar positivamente de Guerra dos Mundos.
OWNED.
janeiro 8, 2009 às 9:37 am
Só assim, né.