Diário de SP | Tim Festival (e a Mostra continua)

Postado em Atualizado em

1 | Fui e voltei. E agora as coisas ficam realmente corridas por aqui.

2 | Kanye West | Tim Festival | *

A decepção do ano? Talvez seja muito forte usar este termo – decepção -, mas não quando falamos de um dos rappers menos acomodados em atividade. O que ficou claro na performance (meio robótica) que terminou agorinha aqui em São Paulo foi que, acima de tudo, Kanye é um ótimo produtor. E o que vimos foi um show de produtor – um espetáculo estranho, e estranhamente esquelético.

Incômodo, também. E por alguns motivos: abandonado no palco, Kanye dividiu a cena com um telão que mais parecia descanso de tela de computador (definição do Diego, não minha), alguns efeitos pirotécnicos, um eficiente (mas limitado) jogo de luzes e a participação especial de um dinossauro de borracha.

Ficou parecendo pouco, muito pouco, perto do que o rapper tem de melhor: as canções como as ouvimos em discos como Late registration e Graduation. A obra do produtor paira acima das interpretações, dos clipes e, finalmente, do show, um parque temático sem grandes vôos criativos (Kanye deveria assistir urgentemente ao Kraftwerk para tomar umas aulinhas de audiovisual).

Se existe um conceito, ele encontra-se numa espécie de milkshake açucarado de Eu sou a lenda com Tron. Cavaleiro solitário, Kanye dialoga com uma tela de computador, é entretido por uns balões de pisca-pisca (em Flashing lights, o melhor momento do show) e evoca Daft Punk para o clímax desta ficção-científica oitentista que, apesar de toda a grandiosidade do projeto, parece ter sido concebida num galpão de Roger Corman – e, se há um charme na performance de Kanye, ele está nesse espírito camp, mesmo que involuntário. Mas não chega a brilhar no escuro.

3 | E a Mostra continua. Quer dizer: aos trancos.

4 | 24 city | Jia Zhang-ke | **

Se Inútil já deixava a impressão de que Zhang-ke começava a transformar um certo olhar para as transformações da China em um método (e em quase um tique), 24 city reforça a suspeita de que o cineasta começa a simplificar alguns dos temas preferidos – mesmo quando tenta aprofundar a confusão entre documentário e ficção. No papel, é excelente a idéia de compor um mosaico de depoimentos ao redor de uma complexo de fábricas que será transformado em um moderno centro residencial e comercial. Na prática, o processo chega a soar modorrento, e exige um grande esforço para todos os envolvidos (principalmente para o espectador) – com exceção das cenas que unem uma entrevista e outra, que deixam a marca do lirismo típico de Zhang-ke. Ainda assim, quase uma decepção. 

5 | A erva do rato | Julio Bressane | **

O Bressane mais direto e (quem diria) divertido em muitos, muitos anos. A fotografia cuidadosamente impecável de Walter Carvalho, porém, parece destoar de um conto doentio (inspirado em Machado de Assis) que flerta a todo momento com o grotesco.

3 comentários em “Diário de SP | Tim Festival (e a Mostra continua)

    Diego disse:
    outubro 23, 2008 às 4:56 am

    O Tiago me disse que achou “24 City” um porre, mas que não era pra espalhar pra ninguém.

    Sobre o Kanye, uma outra visão: http://www.abril.com.br/noticias/diversao/kanye-west-show-sao-paulo-tim-festival-393916.shtml

    (acredito ter sido suficientemente irônico quando comentei os pontos mais WTF? do show)

    Tiago respondido:
    outubro 23, 2008 às 10:12 pm

    Diego, dá pra notar essa minha birra com o filme do Zhang-ke quando falo em um “processo modorrento”, certo? E, da próxima vez, vou pedir off.

    Bacana o texto sobre o Kanye.

    Érico disse:
    outubro 24, 2008 às 2:01 am

    Pra mim show bom é aquele tem um fundo preto e uma banda excelente tocando em cima do palco. E só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s