In Ear Park | Department of Eagles

Postado em

Estou só na quarta audição de In Ear Park e já posso avisar com toda a segurança: vale por um novo álbum do Grizzly Bear.

E você ainda não sabe o que é Grizzly Bear? Meu neguinho, lamento. lamento.

Trata-se da banda perfeita de freak folk para quem não suporta as loucuras do Animal Collective e as digressões de Devendra Banhart. Eles vivem com a cabeça nas nuvens, mas sabem a hora certa de baixas as asinhas e voltar para casa.

Projeto de Daniel Rossen (com o colega de quarto Fred Nicolaus), o Department of Eagles será acusado de caminhar com as galochas do Grizzly Bear (apesar de ter nascido primeiro). Não deixa de ser uma verdade (que a crítica indie, favorável ao grupo, fará questão de esconder). É uma banda que também sonha em gravar um álbum tão doce e inventivo quanto Smile, de Brian Wilson, ou The madcap laughs, do Syd Barrett.

Apesar de soar sim como um projeto paralelo, o Department of Eagles de certa forma expande o potencial pop do Grizzly Bear. No one does it like you, por exemplo, é quase um irmão de Knife – são como dois hits sessentistas de grupos vocais distorcidos pelas lentes de um produtor de indie do século 21. Já a faixa-título, com ares de conto de fadas, presta o tributo a Van Dyke Parks que se espera de Rossen e de todo o povo que, hoje em dia, vive às custas de antigos símbolos da psicodelia.

As referências parecem todas muito simples e muito fáceis, mas vale notar que o especial no Department of Eagles (e no Grizzly Bear) é que essa é uma banda apaixonada pelo artesanato da canção – tal como o Fleet Foxes, para ficarmos num exemplo mais próximo. In Ear Park é um disco cheio de detalhes, desvios, atalhos e corredores – mas que, com o tempo, se leva no assobio. Um álbum pop que não se contenta com as obviedades do pop.

Num mundo de melodias óbvias, soará como uma esquisitice. É.

Segundo álbum do Department of Eagles. 11 faixas, produzidas pela própria banda. 4AD. ***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s