O MISTÉRIO DO SAMBA

Postado em Atualizado em

O mistério do samba, 2008. Documentário de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda. 90min. **

Sou ruim da cabeça e doente do pé. Tenho carnavalfobia. Odeio paetê e outras frescuradas. Ainda assim, qualquer produto com as histórias, as músicas, as vozes e as rugas da Velha Guarda da Portela conta com o meu apoio sincero. Nem me preocupo tanto assim com jogadas comerciais: são canções, causos e pessoas que merecem algum registro, que merecem (e não me perguntem exatamente por que) um lugar nas prateleiras da megastore.

Então tanto faz: pode ser em box de DVD, em CD, em revista em quadrinhos ou em especial da GNT. Precisamos apanhar a Velha Guarda antes que ela escape por entre os dedos do mercado. As cantoras de MPB devem se contaminar com a poesia da Velha Guarda – antes que saiam por aí gravando duetos com o primeiro Ben Harper que aparecer. Daí que, nesse processo penoso de dedicação ao passado, é preciso reconhecer a arqueologia carinhosa de Marisa Monte, que foi à fonte para recuperar as melodias que talvez nunca chegariam aos nosso iPods.

Tudo bem. Está reconhecido. Apesar disso, não entendo o excesso de Marisa Monte em O mistério do samba, uma espécie de especial da GNT sobre a Velha Guarda da Portela.

Não seria meio que um Buena Vista Social Club carioca? Nada contra, mas a nossa Ry Cooder exagera um pouco na dose. Logo ela, que prefere a penumbra, assume múltiplas funções: é produtora, responsável pela direção musical, entrevistadora e musa. A superexposição talvez se explique como uma estratégia de marketing: o imenso público de Marisa acabaria, dessa forma, fisgado por este pequeno filme.

Ok, é uma boa intenção. É a Velha Guarda da Portela. Os velhinhos são adoráveis. Muitas das canções são obras-primas. Mas, insisto, por que tanto de Marisa Monte? Entre uma e outra entrevista com Jair do Cavaquinho e Monarco, Marisa conversa com Paulinho da Viola, Marisa troca figurinhas com Zeca Pagodinho, Marisa confessa amor pela Velha Guarda, Marisa descobre fitas raras, Marisa se emociona no estúdio de gravação, Marisa faz as unhas, Marisa assume a dianteira no clímax do longa (uma versão coletiva para Esta melodia), por pouco Marisa não prepara uma feijoada – é Marisa, Marisa e mais Marisa.

O filme tem 90 minutos de duração. Não fiz as contas, mas Marisa deve ocupar uns 70 minutos. É a protagonista. E com razão, já que esta é a história de uma descoberta, de um acerto de contas. E a Velha Guarda? A ela resta o papel do coajuvante que elegantemente rouba a cena.

Anúncios

8 comentários em “O MISTÉRIO DO SAMBA

    Ed disse:
    agosto 26, 2008 às 8:51 pm

    Vai ter textinho pra terceira temporada de the office?

    Tiago Superoito respondido:
    agosto 26, 2008 às 9:20 pm

    Eu não tinha pensado nisso. Mas pode ser que sim, não sei.

    rafaéu disse:
    agosto 27, 2008 às 1:01 pm

    Tá, mas conhenhamos que Ana Carolina e Vanessa da Mata, que até gosto, não são MPB, é cuspida e escarrada pop music.

    Tiago Superoito respondido:
    agosto 27, 2008 às 5:46 pm

    Se não são, querem ser.

    Leandro Guedes disse:
    setembro 4, 2008 às 1:11 pm

    Pó de + o filme quero saber quando vai estar a disposição o download…
    Valeu até +…

      Cassiano disse:
      setembro 19, 2009 às 4:50 pm

      Não sei qd vai estar sei que eu ja baixei o meu e se vc quiser estou a disposição!

    Luiz disse:
    novembro 3, 2008 às 10:45 am

    Só pra saber… Vc conhece a história da Marisa Monte com a Velha Guarda?? Vc sabia q ela é uma das principais responsáveis pela reconhecimento nacional e internacional da Velha Guarda?? Q foi ela quem mais colaborou para q a velha guarda show existisse?? (…)

    Bruno Guedes disse:
    março 22, 2009 às 3:55 am

    Fico emocionando ao ver meus senhores da Velha-Guarda, da minha querida escola, nesse filme, Concordo coma crítica sobre a Marisa, mas eles mereciam essa “luz” sobre eles…

    São tão esquecidos e são OS VERDADEIROS poetas da MPB.
    E sentar pra conversar com qualquer um deles é uma lição de vida que cabe a qualquer mal-amado de 5ª.

    Parabéns pela lembrança!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s