EXIT STRATEGY OF THE SOUL | Ron Sexsmith

Postado em Atualizado em

Ron Sexsmith faz sempre o mesmo disco. Mas quem há de reclamar? O canadense que queria ter nascido com os genes de Paul McCartney e de Elvis Costello está ainda, e sempre, em busca do álbum perfeito.

Não é, aviso, a idéia que eu ou você fazemos de um álbum perfeito. Tudo o que ele quer é reproduzir a precisão pop e a elegância discreta de canções como Junk (de McCartney) ou Painted from memory (que Costello compôs com Burt Bacharach).

A punição para compositores que não compreendem o grau de dificuldade que existe nessas referências é brutal: música de elevador, trilha para consultório de dentista. O canadense nunca se fez descartável. A obra de Sexsmith é plácida, mas não é burra. E, claro, soa redundante – mas isso só percebe quem acompanha todos os discos, um a um, a espera de algum tremor de novidade.

Apesar de um timbre de voz que às vezes lembra Rufus Wainwright, ele nunca quis aparecer. Apesar de ter composto com Feist (Brandy Alexander está no novo disco), não tem porte de atração principal. Ele fica lá, no canto dele.

Exit strategy of the soul não muda essa condição. Talvez seja um dos mais perfeitinhos que gravou – mas como comparar com os tão iguais Blue boy, de 2001, ou Other songs, de 1997? As referências de country rock continuam todas lá, apesar de Sexsmith ainda demonstrar certa indecisão entre o lado mais tradicional (a ótima Poor helpless dreams) e o contemporâneo (Traveling alone). Abusa de sopros e arrisca faixas instrumentais, mas não sabe se está mais para Jeff Tweedy ou para Ryan Adams.

E talvez não queira nem saber. Sexsmith é tão low profile que faz pouco caso de uma qualidade que poucos têm: a capacidade de soar despretensioso e (sim) reconfortante sem escorregar em banalidades. Um especialista em pequenos belos discos, se é que alguém ainda se interessa por esse tipo de coisa.

Décimo álbum de Ron Sexsmith. 14 faixas, com produção de Martin Terefe. Yep Roc. **

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s