MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO

Postado em Atualizado em

Mio fratello è figlio unico, 2007. De Daniele Luchetti. Com Elio Germano, Riccardo Scamarcio e Diane Fleri. 100min. *

Em Meu irmão é filho único, existe um herói: o rapaz engajado e bronco que, sem deixar de lado os deveres domésticos, sai às ruas para lutar contra o fascismo. Estamos na Itália dos anos 60, e nessa época o país (ou a imagem que fazemos daquele país naquela época) encontra-se dividido entre comunistas e nacionalistas. O filme de Daniele Luchetti explicita esse confronto de forma direta: o irmão do herói, Accio, decide se engraçar com os fascistas.

Dito assim, seria apenas mais um drama familiar com pano de fundo histórico – a direção de Luchetti, por exemplo, não escapa do convencional. O que difere este filme de tantos outros é que o protagonista, responsável pela narração em off, é o irmão reacionário, que defende o “lado negro da força”.

Mas não esperemos nada muito sofisticado dessa inversão de papéis: a indiferença com que esse anti-herói se envolve em movimentos políticos é apenas uma etapa, um desencontro, que acompanha o processo de amadurecimento. O filme não quer provocar debate (os jovens revolucionários seriam todos ou quase todos tão confusos quanto Accio?), mas mostrar-nos como, depois de seguir caminhos alguns duvidosos, aquele menino complicado conseguiu finalmente abandonar a adolescência e virar adulto.

Nada complexo. Muito menos quando a saga resolve transformar-se numa minissérie condensada e chorosa, com trângulo amoroso, a velha ladainha sobre o rigor da educação católica e um clímax que soa tão forçado quanto a composição dos personagens. Enfim: tudo aquilo que a premissa sugere, o filme simplifica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s