Lady Jane

Postado em Atualizado em

Lady Jane, 2008. De Robert Guédiguian. Com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin e Gérard Meylan. 104min. **

A homenagem de Robert Guédiguian a filmes franceses que homenageiam o noir norte-americano (e, opa, algo me lembra que este aqui é um blog também sobre metalinguagem) me convence menos como um exercício de estilo e mais como uma crônica sobre o reencontro de três velhos amigos – um trio de bandidos que cometeram um crime sério no passado e, desde então, deixaram de se ver.

O cineasta prefere definir o longa-metragem como um conto de vingança – e, se não o diretor, pelo menos toda a equipe de marketing do filme parece ter ficado com essa impressão. Nesse filão, soa tão distanciado quanto Caché, mas incapaz de subverter o gênero. Só para ficarmos num exemplo, os mistérios da trama são explicados, um a um, via flashbacks ou graças a um grande monólogo capaz de preencher absolutamente todas as lacunas.

Mas não é um filme tão corriqueiro quanto essa idéia dá a entender (ainda que eu tenha saído da sessão preparado para esquecer completamente dele). Guédiguian não esquece de engrandecer os personagens, e são eles que garantem credibilidade aos momentos mais mecânicos da trama. Quando o thriller passa a se encantar com o próprio umbigo (e vale sublinhar que tudo é filmado com silêncios, interrompidos por inserções ocasionais de uma trilha jazzística), nem assim deixamos de nos importar com os dramas daquelas pessoas.

Um resultado até bem digno para um filme que tenta, acima de qualquer reflexão moral, humanizar um jogo cinematográfico. Acontece que o jogo acaba parecendo fácil demais perto de tipos tão vivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s