O grande Dave

Postado em Atualizado em

Meet Dave, 2008. De Brian Robbins. Com Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union e Scott Caan. 90min.

Um alerta aos que definem a programação do fim de semana de acordo com os altos e baixos da bilheteria norte-americana: O grande Dave, o grande fracasso comercial de 2008, está longe de ser esse desastre todo. Entrei no cinema preparado para o apocalipse e acabei encontrando uma das comédias menos ofensivas de Eddie Murphy desde o remake de O professor aloprado, de 1996.

É claro que isso não quer dizer muita coisa (e eu nem sou grande fã do remake de O professor aloprado). Acima de tudo, esta é mais uma plataforma para que o ator demonstre a capacidade de se desdobrar em mais de um papel – ele interpreta dois personagens, e um deles é uma nave espacial (!) -, e a verdade é que estamos todos fartos dessa overdose anual de Eddie Murphy.

A superexposição torna-se um problema para o filme, já que um ator menos exibido deixaria que notássemos algumas qualidades da trama (e só da trama, já que o diretor poderia ter sido trocado por qualquer outro operário-padrão de Hollywood). Tem lá seus momentos – principalmente quando os pequeninos habitantes da nave-Murphy começam a se identificar com as emoções humanas. E raramente apela para as grosserias típicas do gênero (que fique claro: não tenho nada contra grosserias, e sim contra o uso mecânico desses truques). Mas o ego do comediante faz questão de soterrar trama, coadjuvantes, tudo e todos.

A campanha publicitária não mente: O grande Dave é “Eddie Murphy em Eddie Murphy”. Pra mim, soa como uma ameaça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s