‘Mucho’ Babasónicos **

Postado em

Vamos afundar este blog de vez? Então lá vai: o primeiro comentário de um álbum de uma banda… argentina, por que não?

Sim, eu sei que não é mais bacana assistir à MTV Latino e que Mercosul é tão semana passada, mas tenho que admitir que, durante esse tempo todo, esses anos todos, esses blogs todos, eu acompanhei o Babasónicos como um fã. Tudo bem: um fã distante, desconfiado e relapso.

Mas um fã. Quando fui a Buenos Aires pela primeira vez, ouvi tantas vezes o ótimo Anoche, de 2005, que memorizei o momento exato da transição entre as quatro primeiras faixas (que vêm grudadas umas nas outras, feito a parte final de Abbey Road). Verdade. Nem estou ironizando. Minha namorada foi à Argentina recentemente e adivinhem o que ela trouxe de presente pro sortudão aqui? Luces, álbum ao vivo.

Então sim, ora, um CD novo do Babasónicos merece sim um latifúndio neste blog – que é de nicho, é honesto, poderia estar matando e não tem a obrigação de cumprir metas mercadológicas. É uma banda que, pro nosso governo, expõe com bastante clareza o vazio criativo da indústria fonográfica brasileira. Um grupo pop, radiofônico e cheio de boa idéias. A última vez que ouvimos algo assim foi com o Los Hermanos. E depois?

Esses hermanos aqui gravam discos para multidões – e não gravam à toa. Depois de Anoche, um álbum fluorescente de tão psicodélico, Mucho é a manhã sóbria. No período entre um trabalho e outro, a banda sofreu com a morte do tecladista Gabriel Manelli e optou por fazer canções mais diretas, sem tanto rebuscamento nas melodias ou na produção. Pelo menos por enquanto, não dá pra ser feliz.

Apesar do título, Mucho é quase um rascunho. É pouco, é menos. As duas primeiras faixas, Yo anuncio e Pijamas, são simples de dar dó. Quase frágeis, ainda que som refrãos que não nos abandonam facilmente. O álbum cresce um tanto com Cuello rojo e com a baladona (linda) Como eran las cosas. Como ficamos até aí? Uma banda mais madura e menos corajosa.

Tanto é assim que a faixa mais aventureira, Microdancing, parece ter desembarcado no disco errado. Depois dela, retornamos ao ambiente das paixões complicadas, das confissões difíceis, dos versos auto-irônicos.

Aos que querem se apaixonar pelo Babasónicos, indico o álbum anterior, Anoche. Só que não dá para desprezar este Mucho: depois de um espetáculo de raios laser, ninguém esperava por esse banho de cinza. É o que acontece: os discos que os fãs procuram nem sempre são os que as bandas podem nos oferecer.

Este é um Babasónicos fraturado. Mas vá lá, tente encontrar aqui no Brasil um novo álbum pop com toda essa classe, toda essa segurança. Estou aqui esperando a resposta.

9 comentários em “‘Mucho’ Babasónicos **

    Filipe disse:
    julho 31, 2008 às 5:31 am

    “Mas vá lá, tente encontrar aqui no Brasil um novo álbum pop com toda essa classe, toda essa segurança. Estou aqui esperando a resposta.”

    Você também esta apelando pra defender os caras.

    Tiago respondido:
    julho 31, 2008 às 10:06 am

    Mas não tem!

    Fred disse:
    agosto 1, 2008 às 3:20 am

    Anoche é realmente bom. Ess disco ainda não escutei.
    Com base em Anoche, concordo que “não tem!” hehe

    Eli disse:
    novembro 28, 2008 às 2:30 pm

    Claro que Anoche foi a grande revelação no mercado internacional.. mas, Infame considero um clásico e o show de Mucho realmente vale a pena!!!

    Inhesta disse:
    dezembro 1, 2008 às 2:48 am

    Uma pena que as bandas não evoluem no Brasil. Os hermanos babasonicos possuem uma carreira muito interessante de evolução. Pior, mesmo, é não escutarmos a musica latinoamaericana. As vezes a grama del vizinho não é tão verde, mas pelo menos não é green.

    Cr disse:
    março 22, 2009 às 6:20 pm

    Gente, tem que escutar Jéssico, Infame (anteriores a Anoche), son imperdíveis!!!

    jere disse:
    março 23, 2009 às 12:20 am

    oiiiiiiiii

    que bom que um brasilero goste de una banda como o é babasonicos eu moro em brasil agora e amo a babasonicos é a banda que eu mais gosto eu sigo a babasonicos desde sempre,eu tem 22 anos e amo a babasonicos elos so muito populares em meu pais e acho que elos som os melhores
    mais nâo é uma banda de POP sim nâo ROCK ALTERNATIVO

    gabo Ñ era tecladista (el tecladista éuma-t) ele era bajista de os melhores,….seu comiezo com os brujos banda de os comienzos de os anos 90 e agora ele foi embora mais ele fica em nosso corazon por sempre

    AGUANTE BABASONICOS ES LA MEJOR BANDA DEL MUNDOOOOOOO

    DARGELOS ES EL MEJOR CANTANTE DE TODA LATINOAMERICA

    EL QUE QUERA AGREGARME EM MEU MSN É:como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com

    jere disse:
    março 23, 2009 às 12:25 am

    CD DE OS BABASONICOS

    PASTO(1992)

    TRANZE ZOMBA(1994)

    DOPADROMO (1996)

    BABASONICA (1997)

    VORTICE MARXISTA (1998)

    MIAMI(1999)

    VEDETTE (2000)

    JESSICO(2001)

    INFAME(2003)

    ANOCHE(2005)

    MUCHO (20080

    AMO A BABASONICOS

    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com
    como.eran.las.cosas@hotmail.com

    Juan Pablo disse:
    fevereiro 25, 2011 às 2:31 pm

    A musica que eu mais escuto na atualidade, cuasi todo dia, é “Los Calientes”… não esquecer de “Cuello Rojo” um verdadeiro rock…
    Acho interesante falar ou redescubrir outra grande banda argentina, Soda Stereo, super conhecida e apreciada por amadores e especialistas da musica da America e Europa…Eles apadrinharam Babasonicos no inicio da sua carreira… Acho muito Interesante ese fato, ouvindo o som de Gustavo Cerati, ex Soda Stero, da para perceber um minimo de vinculo musical com “Baba” e outras bandas Pop Rock da Argentina e America Latina…
    Babasonicos, do meu ponto de vista, é ha muito tempo a melhor banda de Pop Rock Alternativo da America Latina.
    Juan Pablo (Agora, um argentino morando no Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s