Batman, um retorno

Postado em

Durante a revisão do novo Batman, tenho que admitir que mal consegui pensar nos dilemas do Homem-Morcego. Na verdade, me lembrei de outra coisa: das três ou quatro vezes em que voltei ao cinema para ver Kill Bill, vol. 1, em como retornar a algumas cenas do filme de Tarantino me provocavam sensação parecida a de ouvir repetidamente algumas das minhas canções favoritas. Aquele foi o filme que mais me ensinou sobre o valor de uma segunda, de uma terceira impressão, de como a experiência de um primeiro encontro com certas imagens pode se desdobrar num hobby quase infantil – como quem se deixa hipnotizar sempre que vê um determinado videoclipe de dois minutos de duração, como a criança pequena que não se contenta com a décima reprise do desenho animado.

Enfim. Esse deslumbramento não me seqüestrou durante a sessão de O cavaleiro das trevas, e nem estou surpreso com isso. Continuo a encarar o filme com um distanciamento estranho – às vezes parece que estou assistindo, dos bastidores, a um espetáculo de mágica. Reconheço de antemão todos os truques, vejo o coelho antes de ele ser tirado da cartola. Entendo os argumentos de quem defende o filme e concordo com alguns deles (no mais, o longa se confirmou como uma season finale para um longo seriado construído pela equipe de marketing da Warner). Só não havia conseguido adivinhar que o Coringa de Heath Ledger, que a mim soava tão doentio e desglamourizado, provocaria urros de alegria na platéia do multiplex.

E não preciso dizer que ouvi umas 250 vezes durante o fim de semana que esta é a melhor adaptação de HQ de todos os tempos. Um outro filme que já vi.

Deixe um comentário

