‘No way down EP’ Air France **

Postado em Atualizado em

No sistema de abastecimento dos lares suecos, será que corre na água algum tipo de substância capaz de ativar o apreço pelo pop mais adocicado, inocente e tropical? Pelo menos é o que nos fazem acreditar bandas e artistas como The Tough Alliance, Jens Lekman, Peter, Björn & John e, agora, este Air France.

A coincidência entre os sabores da estação, claro, diz mais respeito aos critérios de quem seleciona os nomes “quentes” do momento que a um suposto retrato fiel da cena musical na Suécia. De qualquer forma, não me espanta que essa faceta mais rósea do indie sueco (calcado em eletrônica, armado a partir de samplers) tenha se destacado. É essa estranheza que atrai o fã de rock norte-americano ou inglês. Não é à toa que, nas resenhas de álbuns como No way down, se valorize tanto uma suposta pureza de intenções, como se o Air France tivesse desembarcado de um planeta distante onde os campos são verdes e tudo sempre acaba bem.

Apesar de sugerir paisagens bucólicas e estrangeiras, é uma sonoridade que nasce a partir de uma série de outros subgêneros (o segundo parágrafo deste texto da Pitchfork tenta mapear o código genético do grupo) – o que mais me agrada no EP é como todos esses microorganismos convivem em harmonia, e às vezes se unem para formar uma espécie de trilha sonora para um fim de semana imaginário num resort em Ibiza. “É tudo um sonho”, avisa uma voz infantil em Collapsing at your doorstep, imediatamente sobreposta a outra, que completa: “Não. É melhor”.

Diante do turbilhão de fofura demodé, me lembrei mais de Sally Shapiro que de Avalanches. Outra que não me faria falta alguma, mas que desce feito sorvete de framboesa em tarde de verão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s