FicBrasília + 2

Postado em

mykid.jpg

Rapidinho, comentários homeopáticos. Minha vida está tão corrida e tão estranha que estou entre jogar meu carro num poste, tirar um atestado médico falso e pedir asilo político na Somália. Enquanto nada disso acontece, vejo filmes. Vamos logo, então.

FicBrasília – Primeiro e segundo dias

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA °

Um elenco latino reunido na Colômbia em uma adaptação de García Marquez… em inglês? A opção do idioma não chega a ser um dos maiores problemas do filme (o universo do escritor ganhou tons carnavalescos e turísticos que remetem às saudosas novelas da Rede Manchete), mas lima todo o trabalho do escritor com a linguagem – o que resta é nada além de uma síntese enfadonha para um grande romance. O resumão deverá servir apenas a vestibulandos atarefados.

PINTORA AOS 4 ANOS ***

Sei que vou estar sozinho nessa, mas é um belo filme. Um tanto superficial, como de praxe na média dos documentários norte-americanos que chegam por aqui, só que bem menos banal do que dá a entender. Começa como um ensaio meio didático sobre arte moderna, mas acaba por se revelar a odisséia de um documentarista na tentativa (fracassada) de desvendar os mistérios que se escondem na sala de estar de uma família aparentemente saudável. Por fim, retorna ao tema inicial de uma forma bem mais complexa, já metido em intensa confusão, sem a menor condição de ir atrás de um desfecho para a história. Diante de tantos novos elementos em jogo, como recomeçar o raciocínio?

SAVAGE GRACE *

Se a história é tão fascinante, por que é tão tortuoso narrá-la?

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS ***

Não consegui pensar nas comparações que muita gente identificou como óbvias (irmãos Dardenne?) diante de um filme com essa enorme capacidade de imprimir intensidade e urgência em cada cena. Há como pensar no contexto social das personagens e na condição histórica de todo um país, mas depois, depois. Enquanto o filme corre, tudo fica à margem dessa dedicação de buscar a radiografia mais vigorosa de pequenos momentos.

CANÇÕES DE AMOR **

Se Honoré ouve essas músicas no iPod enquanto caminha por Paris, precisa urgentemente comprar os álbuns do Phoenix ou do Air. No mais, agrada pela liberdade como brinca com as convenções do gênero sem com isso deixar de soar adorável, otimista – o que não apaga minha impressão de que esse cinema gira em falso.

+ 2

AS LEIS DE FAMÍLIA **

Mais solto que Abraço partido, ainda leve feito pluma, feito ar, feito biscoito de água e sal.

A LENDA DE BEOWULF **

Não é só truque, já que este filme realmente precisa dos efeitos digitais mirabolantes para criar um universo. E é uma aventura cheia de pequenas estranhezas – da sensualidade à flor da pele ao fato de que o terceiro ato da narrativa é separado do segundo por um espaço de 50 anos. Zemeckis em fúria hormonal.

3 comentários em “FicBrasília + 2

    Michel disse:
    dezembro 4, 2007 às 3:27 pm

    Savage Grace é uma tortura p/ quem vê

    Tiago Superoito respondido:
    dezembro 4, 2007 às 3:38 pm

    Pois é. 90 minutos que passam como 190.

    Filipe disse:
    dezembro 4, 2007 às 5:35 pm

    Eu confesso que para mim passaram super tranquilos, apesar de achar que o filme cai na meia hora final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s